Afinal, do que se trata o Jejum Intermitente?

 Afinal, do que se trata o Jejum Intermitente?

Conheça o Jejum intermitente e entenda suas características

Compartilhe nas suas redes sociais:

É provável que você comece a ver algumas matérias por aqui sobre esse assunto: Jejum Intermitente. Afinal, muita gente tem falado sobre isso, não é mesmo? Talvez você tenha dúvidas a respeito, então hoje vamos começar falando sobre o que se trata esse tal do jejum intermitente. Bora lá?

Bom, note que temos duas palavras: JEJUM + INTERMITENTE. ‘’Jejum’’ refere-se ao momento em que estamos sem nos alimentar (exemplo: enquanto dormimos, estamos em jejum). Já o termo ‘’intermitente’’ quer dizer que algo acontece e deixa de acontecer, ou seja, há uma alternância (por exemplo: um rio intermitente nada mais é do que um rio que permanece com volume em determinados períodos do ano, mas que fica seco em outros instantes).

jejum-intermitente_2Portanto, jejum intermitente nada mais é do que alternar períodos em que se alimenta com períodos em que se fica em jejum.Mas agora talvez você esteja se perguntando: ‘’ué, então todo mundo faz jejum intermitente, já que sempre comemos, ficamos um tempo de jejum e depois comemos de novo?’’.

Na verdade, o ‘’jejum’’ do jejum intermitente é um período mais prolongado de jejum. Entenda: normalmente ficamos cerca de 3 a 7 horas em jejum entre uma refeição e outra; quando dormimos, talvez umas 8 horas. Mas no caso do jejum intermitente, o jejum é de mais de 12 horas (existem vários protocolos, mas isso é assunto para outro texto, ok?).

Há quem considere o jejum intermitente como um tipo de dieta, enquanto que há quem prefira taxar como sendo um ‘’estilo alimentar ou de vida’’. Independente disso, o fato é: fazer jejum intermitente requer passar por esses períodos extensos de jejum, e não algumas simples horinhas sem se alimentar.

Em breve trarei outras contextualizações sobre o Jejum Intermitente. Caso queira sugerir algum aspecto a ser abordado, não deixe de participar nos comentários.

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

2 Comments

  • Gostaria de saber???se eu fizer só o jejum…sem me aliar a outra dieta…emagreco???invejo todos fazendo mas com low carb.ou rã. Mto obg..

    • É possível sim emagrecer, mas não que seja o melhor método para isso. Só faça se houver indicação e acompanhamento de um Nutricionista.

Leave a Reply