Amêndoa: Um Tipo de ‘’Noz’’

Compartilhe nas suas redes sociais:

As amêndoas fazem parte do grupo das nozes/castanhas (ou também chamadas de oleaginosas). A amêndoa possui proteínas, lipídios, minerais, vitamina E e fibras. Pode ser consumida pura, por exemplo em lanches, ou adicionada em outros alimentos ou receitas, gerando uma textura de crocante diferenciada.

Apesar de ser fonte em lipídios (gorduras), 90% é gordura do tipo insaturada; para ser mais específico, 65% de ácido linoleico – o ômega 6 – e 25% de ácido oleico – ômega 9. Em termos de benefícios para a saúde, pode ajudar na redução do colesterol e proteção ao diabetes. Parte desses benefícios pode ser atribuído ao seu efeito prebiótico – estimulando a produção de butirato.

Apesar de saudável, as amêndoas possuem uma boa quantidade de gordura em sua composição, como visto anteriormente; por isso, estabelecer uma quantidade de ingestão é fundamental, até mesmo para evitar ganhos extras na balança (caso esse não seja o seu objetivo). Já para quem tem dificuldade de ganhar peso, está aí uma boa opção aliada; afinal, as gorduras ajudam e muito a aumentar o valor calórico em uma dieta.

As amêndoas costumam ser bem aceitas e toleradas, com exceção de pessoas que possuam alergia ao seu consumo. Vale lembrar que hoje em dia também é possível encontrar derivados, como: farinha de amêndoas, leite de amêndoas e o óleo de amêndoas.

Abaixo seguem duas referências relacionadas às amêndoas:
Ahrens S, et al. Almond (Prunus dulcis L.) Protein Quality∗. Plant Foods for
Human Nutrition, 2005.
Mandalari G, et al. Potential Prebiotic Properties of Almond (Amygdalus
communis L.) Seeds. Applied and Environmental Microbiology, 2008.

Deixe um comentário

Faça parte da Lista VIP do Super Nutrição

Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a prêmios exclusivos.