Amêndoa: Um Tipo de ‘’Noz’’

 Amêndoa: Um Tipo de ‘’Noz’’

As amêndoas fazem parte do grupo das nozes/castanhas (ou também chamadas de oleaginosas). A amêndoa possui proteínas, lipídios, minerais, vitamina E e fibras. Pode ser consumida pura, por exemplo em lanches, ou adicionada em outros alimentos ou receitas, gerando uma textura de crocante diferenciada.

Apesar de ser fonte em lipídios (gorduras), 90% é gordura do tipo insaturada; para ser mais específico, 65% de ácido linoleico – o ômega 6 – e 25% de ácido oleico – ômega 9. Em termos de benefícios para a saúde, pode ajudar na redução do colesterol e proteção ao diabetes. Parte desses benefícios pode ser atribuído ao seu efeito prebiótico – estimulando a produção de butirato.

Apesar de saudável, as amêndoas possuem uma boa quantidade de gordura em sua composição, como visto anteriormente; por isso, estabelecer uma quantidade de ingestão é fundamental, até mesmo para evitar ganhos extras na balança (caso esse não seja o seu objetivo). Já para quem tem dificuldade de ganhar peso, está aí uma boa opção aliada; afinal, as gorduras ajudam e muito a aumentar o valor calórico em uma dieta.

As amêndoas costumam ser bem aceitas e toleradas, com exceção de pessoas que possuam alergia ao seu consumo. Vale lembrar que hoje em dia também é possível encontrar derivados, como: farinha de amêndoas, leite de amêndoas e o óleo de amêndoas.

Abaixo seguem duas referências relacionadas às amêndoas:
Ahrens S, et al. Almond (Prunus dulcis L.) Protein Quality∗. Plant Foods for
Human Nutrition, 2005.
Mandalari G, et al. Potential Prebiotic Properties of Almond (Amygdalus
communis L.) Seeds. Applied and Environmental Microbiology, 2008.

Avatar

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *