Benefícios da Chia

 Benefícios da Chia

A semente (ou grão) de chia tornou-se popular no Brasil há alguns anos, não por acaso. Consigo, há uma quantidade enorme de nutrientes e, juntamente, várias propriedades nutricionais a que lhes são atribuídas.

Apesar de ser fonte em gorduras, a maior parte dessa gordura é do tipo insaturada (como o ômega 6, mas principalmente o ômega 3). O adequado fornecimento de gorduras insaturadas reduz o risco de doença cardiovascular isquêmica.

Para quem busca fontes proteicas de origem vegetal, a chia é também uma boa opção. Adicionalmente, pessoas com doença celíaca podem consumi-la, já que a mesma não contém glúten.

Quanto às fibras… Essas estão presentes em grande quantidade. Só para se ter uma ideia, em 100g de sementes de chia, há cerca de 35 gramas de fibras alimentares.

No começo desse texto foi dito que ‘’há uma quantidade enorme de nutrientes’’. Pois bem, além dos que já foram citados, vamos para mais alguns destaques: cálcio, potássio, magnésio, ferro e selênio (minerais importantes para o bom funcionamento do organismo).

Por conta de todo esse valor nutricional agregado, a chia tem uma atividade antioxidante no corpo. Esse poder antioxidante é importante para atenuar os efeitos nocivos dos radicais livres. A nível de esclarecimento, os radicais livres são elementos que – no organismo – influenciam em diversas situações, como por exemplo: envelhecimento, processos inflamatórios e doença cardiovascular isquêmica. Contudo, essa atividade antioxidante é também atribuída à presença de outros compostos bioativos, dentre eles: ácidos cafeico e clorogênico, epicatequina e quercetina. Essa atividade antioxidante é interessante, inclusive, para praticantes de exercícios físicos – no auxílio da melhora da performance.

Por conta das informações supracitadas, a chia é usada na prevenção de doenças, como: obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. A nível prático, a semente de chia pode ser adicionada em outros alimentos, de modo a aumentar o valor nutricional. Veja as opções de chia:

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Marcinek K, Krejpcio Z. Chia Seeds (Salvia Hispanica): Health Promoting Properties and Therapeutic Applications – A Review. National Institute of Public Health, 2017.

Avatar

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

1 Comentário

    Avatar
  • Me chamo: Carmelino Pereira, sou de Brasília-se
    Estou muito interessado no uso do vinagre, até mesmo tenho problemas de colesterol alto, e preciso perder peso, gostaria de saber cada vez mais sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *