Benefícios da Vitamina D

 Benefícios da Vitamina D
Compartilhe nas suas redes sociais:

O corpo humano consegue sintetizar a vitamina D, por meio da pele, quando nos expomos à radiação ultravioleta B (UVB). Também podemos obter a vitamina D de forma dietética e, nesse caso, a gordura ajuda na absorção dessa vitamina. Ou seja, ingerir alguma fonte alimentar de vitamina D juntamente com algum teor de gordura, é interessante para facilitar um melhor aproveitamento desse nutriente. Ao mesmo tempo, cuidado com dietas restritas em gorduras; isso pode prejudicar a absorção da vitamina D proveniente dos alimentos.

Mas o fato é que a exposição solar seria a nossa melhor fonte mesmo de vitamina D. Porém, muitas pessoas tem se exposto pouco ao Sol; fora o fato de que o uso dos filtros solares atrapalham na síntese de vitamina D pela pele. Ou seja, um estilo de vida com raras exposições ao Sol pode levar o indivíduo a ter deficiência de vitamina D.

Para a saúde, a vitamina D é importante para a saúde óssea. Isso porque a vitamina D auxilia na absorção do cálcio a nível intestinal. É comum as pessoas pensarem no cálcio para uma boa saúde dos ossos (o que não está errado); mas o que adianta ingerir cálcio se o corpo não estiver bem suprido de vitamina D? Talvez a absorção do cálcio fique prejudicada. Isso nos leva a entender que o nosso corpo tem muitas reações e que às vezes um nutriente depende de um outro para agir bem.

Alguns alimentos fontes de vitamina D: salmão, atum, sardinha, gema de
ovo, queijos e carnes.

Abaixo segue uma referência sobre o assunto:
Silva MC, Furlanetto TW. Intestinal Absorption of Vitamin D: A Systematic
Review. Nutrition Reviews, 2017.

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

1 Comment

Leave a Reply