Calorias: De Onde Surgem?

 Calorias: De Onde Surgem?
Compartilhe nas suas redes sociais:

É por meio dos alimentos que ingerimos os nutrientes de que o corpo necessita, dentre os quais: carboidratos, proteínas e gorduras. contar-calorias

Mas você já deve ter notado que todo produto alimentício, daqueles embalados que você encontra nos supermercados, sempre possuem aqueles númerozinhos que correspondem às calorias? Pois então, mas de onde vem essas calorias? Justamente dos carboidratos, proteínas e gorduras que os alimentos possuem; são eles que conferem calorias, ou seja, o valor energético de um alimento.

Como cada alimento tem um teor diferente de carboidrato, proteína e gordura, cada alimento tem o seu valor calórico. Aliás, tem alimento que é puro carboidrato ou gordura, por exemplo. Outro ponto importante é atentar-se a que porção de alimento o valor calórico corresponde; exemplo: se em um pacote de biscoito informa que em 3 biscoitos há 99 calorias, mas você consumiu o pacote inteiro que haviam 12 biscoitos… Você, na verdade, consumiu 396 calorias, ao invés de apenas 99.

Cada 1 grama de carboidrato fornecem 4 calorias; o mesmo vale para as proteínas (1 grama de proteína = 4 calorias). Agora, já quanto às gorduras, cada 1 grama fornecem 9 calorias. Não é à toa que alimentos gordurosos costumam ser consumidos com cautela, justamente por serem mais calóricos e poderem prejudicar o controle do peso. Para que não restem dúvidas, supondo um alimento qualquer e que em 100 g desse alimento possuam: 20 g de carboidratos, 8 de proteínas e 5 de gorduras… Basta que multipliquemos (20 x 4) + (8 x 4) + (5 x 9) = 80 + 32 + 45 = 157. Ou seja, 100 gramas desse alimento hipotético fornecem 157 calorias para o organismo. Viu só? Agora você sabe de onde surgem as famosas calorias dos alimentos.

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

3 Comments

Leave a Reply