Chlorella (Alga Verde) e seus nutrientes

Compartilhe nas suas redes sociais:

A chlorella é uma alga verde unicelular que possui vários nutrientes. Contém carotenoides (como luteína, astaxantina e β-caroteno; cujos possuem efeito antioxidante e trazem benefícios para a saúde ocular), clorofila (pigmento que confere o tom esverdeado da alga), minerais (dentre os quais: magnésio,cálcio, zinco e ferro), vitaminas, proteínas, fibras e gorduras (pelo menos 65% dessa gordura é do tipo insaturada, o que inclui a presença do ômega 3). Um dos grandes benefícios com seu uso é na contribuição para a manutenção de níveis saudáveis do colesterol sérico (ou seja, auxilia na redução do colesterol total; particularmente o LDL, conhecido como ‘’mau colesterol’’) e gera também redução dos triglicerídeos. A hipótese é que a chlorella reduza a absorção de gorduras provenientes da dieta, as quais poderiam implicar em um aumento no colesterol sérico (sanguíneo).

Consequentemente, isso gera um fator de prevenção para doenças cardíacas; e, sendo assim, essa alga pode ser útil em dietas ricas em gorduras e/ou colesterol – a fim de evitar ou minimizar a chance de aumento das frações lipídicas no sangue. Para o público vegano, que não consome alimentos de origem animal, a chlorella entra como uma boa opção – até mesmo para incrementar no fornecimento de nutrientes. E é justamente diante desse vasto valor nutricional que a chlorella é, além de tudo, um recurso com propriedade detoxificante, ou seja, vai auxiliar na eliminação de substâncias tóxicas (toxinas; ou, simplesmente, substâncias indesejáveis). Comercialmente, a chlorella pode vir a estar presente de forma adicionada em alimentos ou na forma de suplementação.

Abaixo seguem alguns artigos que falam da Chlorella:

  • Kent M, et al. Nutritional Evaluation of Australian Microalgae as Potential Human Health Supplements. PLOS ONE, 2015.
  • Kim S, et al. A Dietary Cholesterol Challenge Study to Assess Chlorella Supplementation in Maintaining Healthy Lipid Levels in Adults: a Double-blinded, Randomized, Placebocontrolled Study. Nutrition Journal, 2016.
  • Kumar K, Dasgupta CN, Das D. Cell Growth Kinetics of Chlorella sorokiniana and Nutritional Values of its Biomass. Bioresource Technology, 2014.
  • Nicoletti M. Microalgae Nutraceuticals. Foods, 2016.
  • Ryu NH, et al. Impact of Daily Chlorella Consumption on Serum Lipid and Carotenoid Profiles in Mildly Hypercholesterolemic Adults: a Double-blinded, Randomized, Placebo-controlled Study. Nutrition Journal, 2014.

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

Leave a Reply