Citrulina Aumenta Fornecimento de Oxigênio ao Músculo

 Citrulina Aumenta Fornecimento de Oxigênio ao Músculo
Compartilhe nas suas redes sociais:

citrulina-conheca

A citrulina é um aminoácido que aumenta os níveis de arginina, a qual auxilia na formação do óxido nítrico, cujo tem – por sua vez – ação vasodilatadora. O óxido nítrico é um elemento (radical livre) importante na regulação do fluxo sanguíneo; esse dado é bem relevante na perspectiva do exercício, já que o sangue carrega oxigênio e nutrientes para o músculo. É possível se beneficiar com o uso da citrulina via suplementação, mas também pelos alimentos. Um alimento comumente usado para fornecer citrulina é a melancia. Só para ter uma ideia, em 300 mL de suco concentrado dessa fruta, há o fornecimento de 3,4 gramas de citrulina.

A hipótese é de que, ao fornecer citrulina e haver o aumento de arginina e consequentemente do óxido nítrico, haja uma intensificação do fluxo sanguíneo para o músculo e que isso possa contribuir de forma benéfica na performance (no sentido de aumentar a tolerância/resistência à prática esportiva). Exemplo: na medida em que, durante o exercício, a citrulina aumenta o fornecimento de oxigênio para o músculo, isso poderia retardar o surgimento da fadiga muscular induzida pelo exercício.

Quanto ao maior fornecimento de oxigênio, isso realmente ocorre. Agora quanto a melhorar realmente a performance, isso é o que se infere e na prática é controverso. Por isso, cada indivíduo deve ser avaliado de forma individualizada para verificar a dosagem ideal que possa trazer de fato os benefícios sugeridos.

Abaixo seguem duas referências que tratam sobre a citrulina:
Bailey SJ, et al. Two Weeks of Watermelon Juice Supplementation Improves
Nitric Oxide Bioavailability but not Endurance Exercise Performance in Humans.
Nitric Oxide, 2016.
Gonzales JU, et al. Does L-citrulline Supplementation Improve Exercise Blood
Flow in Older Adults?. Experimental Physiology, 2017.

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

Leave a Reply