Colágeno Realmente Funciona?

 Colágeno Realmente Funciona?

dicas colágeno para pele

Compartilhe nas suas redes sociais:

Muito se especula de que o colágeno usado por meio dos alimentos ou suplementos não surte nenhum efeito positivo ao organismo. Mas será mesmo?

Para que Serve o Colágeno?

O colágeno é constituído de aminoácidos, dentre os quais: prolina, hidroxiprolina e glicina. E já respondendo à dúvida… Sim, o colágeno pode ser útil em muitos casos. Um exemplo está no uso de peptídeos de colágeno que podem reduzir dores articulares, particularmente no joelho, de quem faz exercício físico. Esses peptídeos de colágeno são um resultado da hidrólise (‘’quebra’’) enzimática do colágeno. Ter uma boa ingestão de proteínas é uma estratégia para auxiliar na saciedade e, com isso, maior controle do peso. Sendo o colágeno uma proteína comum, o uso da suplementação do colágeno hidrolisado pode também ter essa aplicação no sentido terapêutico na obesidade (ou sua prevenção).

Como tratar pelo e cabelo com colágeno?

Uma queixa, bem comum no público feminino, é das unhas quebradiças/frágeis. Esse tipo de situação pode ser melhorada com o uso de peptídeos bioativos de colágeno; que também podem ajudar no crescimento das unhas. Ainda nessa área mais estética, um outro benefício com o uso desses peptídeos bioativos de colágeno está nos quadros de celulite (a famosa aparência ‘’casca de laranja’’ que acomete a maioria das mulheres). O benefício se dá devido a uma redução no grau da celulite (menor ondulação na pele), levando a uma melhor aparência da pele.

Vale ressaltar que para cada situação, pode haver uma necessidade diferente de quantidade de colágeno a ser ingerida (o tempo de uso também é importante); além do fato de se terem tipos de colágeno.

Abaixo seguem alguns artigos relacionados:

– Chiang TI, et al. Amelioration of Estrogen Deficiency-Induced Obesity by Collagen Hydrolysate. International Journal of Medical Sciences, 2016.
– Hexsel D, et al. Oral Supplementation with Specific Bioactive Collagen Peptides Improves Nail Growth and Reduces Symptoms of Brittle Nails. Journal of Cosmetic Dermatology, 2017.
– Schunck M, et al. Dietary Supplementation with Specific Collagen Peptides Has a Body Mass Index-Dependent Beneficial Effect on Cellulite Morphology. Journal of Medicinal Food, 2015.
– Zdzieblik D, et al. Improvement of Activity-related Knee Joint Discomfort Following Supplementation of Specific Collagen Peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, 2017.

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

Leave a Reply