Como Escolher o Extrato de Própolis

 Como Escolher o Extrato de Própolis
Comprar Propomune 30ml - Extrato concentrado de Própolis 70% - (Extrato Seco 11%) - Maxinutri
Comprar Propomune 30ml – Extrato concentrado de Própolis 70% – (Extrato Seco 11%) – Maxinutri

O que é própolis?

A própolis é usada pelas abelhas para fechar aberturas em suas colmeias. Consiste na mistura de pólen, cera e resinas vegetais que as abelhas coletam por meio das enzimas salivares. Comumente utilizado como: cremes de pele e suplementos por conta dos seus inúmeros benefícios.

As propriedades do extrato de própolis

  • Anti- inflamatórias;
  • Antioxidantes;
  • Antibacterianas;
  • Antifúngicas;
  • Antimicrobianas;
  • Analgésica.

Os benefícios

  • As propriedades antimicrobrianas ajuda a conter a disseminação de Doenças, como: Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Candida albicans.
  • A administração de própoilis verde protege os Neurônios contra danos neurodegenerativos, como Alzhaimer e Parkison.
  • Saúde Ginecológica: Um Estudo realizdo pela National Library of Medicine, mostra que o própolis pode ser usada como alternativa para a vaginite crônica. Os pacientes utilizaram solução de própolis a 5% como ducha, e obteve o êxito de 79,5% dos pacientes com melhora após uma semana. (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15847875/)
  • Combate à Amigdalite e infecções aéreas, devido ao seu poder antibacteriano. Estudos mostram que possui um efeito positivo contra bactérias gram-positivas.
  • Imunidade: Contém flavonoides, ácidos fenólicos, terpenos, vitaminas e minerais, contribuindo para destruição de corpos estranhos, impedindo a proliferação de bactérias e vírus. Aumenta a produção de células de defesa.

Tipos de extratos de própolis?

Devido às variações na flora, dependendo da geografia, a composição da própolis não é consistente, o que também é uma das razões pelas quais a própolis pode ter cores diferentes. E também possuir características diferentes, geralmente nos tons de vermelho, amarelo, marrom , preta, verde e geoprópolis.

Quais os própolis mais utilizados e como saber qual usar?

Própolis verde

A própolis verde é proveniente do alecrim do campo (Baccharis dracunculifolia), mais conhecida como Vassourinha do campo. Devido suas ações antibacterianas, anti-inflamatórias e anticancerígenas, é considerado um excelente antibiótico natural. Também pode ser usado no tratamento e prevenção de doenças como câncer, dor de garganta, fortalecimento de cabelo e ajuda na defesa contra microrganismos patológicos.

Própolis Vermelha

A sua origem botânica é o marmeleiro da praia (Dalbergia ecastophyllum). Suas Propriedades retardam o envelhecimento das células, fortalecimento do sistema imunológico e anticancerígenas. Muitas pesquisas em andamento, sugerem propriedades antirretrovirais

Própolis Preta

É fabricada pelas abelhas a partir de resina coletada de uma planta denominada Jurema Preta (Mimosa Hostilis benth). Tem como resultado ações antioxidantes e também pode ser usada para tratar gripes, resfriados, dores de garganta, machucados, aftas, entre outros.

Própolis Marrom

A própolis marrom vem das plantas da Mata Atlântica. Possui ação cicatrizante, anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana.

Loja Online de Produtos Naturais com 10% de Desconto
Temos diversos de Extrato de Própolis no mercado. Veja conhecer!

As opções de própolis no mercado

  • Cápsulas;
  • Em Gotas;
  • Mel;
  • Antisséptico bucal — a própolis pode ser usada para diminuir o surgimento de cáries e inflamações na gengiva;
  • Spray — ideal para tratar e prevenir inflamações e dores na garganta;
  • Produtos dermatológicos: devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Também auxilia na cicatrização de feridas, reduzindo a atividade de radicais livres na pele e promovendo a produção de colágeno.

Como extrair o máximo dos benefícios do própolis?

Para extrair o máximo dos benefícios, o ideal é que você consuma o extrato em gotas ou cápsulas, porque são as formas mais concentradas. Quando maior a concentração de própolis, maior será sua eficácia.

Contra-indicação

O consumo do extrato de própolis é relativamente seguro para a maioria das pessoas e não causa toxicidade. No entanto, existem certas contra-indicações decorrentes de estudos insuficientes ou alergias pré-existentes, por isso procure um profissional antes de consumir o própolis.

Como escolher o extrato de própolis

O mercado sempre aplica a mesma tática para induzir o cliente ao erro, mas vamos aprender e ficar espertos para nunca mais cair no engodo. Mas antes, precisamos aprender que o extrato de própolis contém dois ingredientes: extrato seco de própolis e álcool de cereais. Sendo assim, afirmar que o produto tem de 12% a 20% de extrato de própolis, não indica sua concentração, já que pode ter uma maior quantidade de álcool que outra marca. O ideal é sempre optar para as marcas que mostram o percentual de extrato seco de própolis. Só assim vai saber a concentração real do produto.

Gostou? Então compartilhe para conscientizar maior número de pessoas.

Faça Parte da Lista VIP do Super Nutrição

Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a PRÊMIOS EXCLUSIVOS.

Veja Também:

Benefícios do Mel de Abelha. Como escolher um mel puro?

Thiago Sampaio

Thiago Sampaio

https://thiagosampaionutricao.com.br

Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva; 1° Nutricionista do Brasil Trainer de Hipnoterapia e PNL certificado pela Association for Integrative Psychology (AIP); Atualmente faz atendimentos na clínica Thiago Sampaio, onde já realizou mais de 4 mil atendimentos presenciais. Ministra cursos e palestras integrando as áreas de Nutrição, Hipnoterapia e PNL para ensinar técnicas e estratégias capazes de otimizar a saúde física e mental.

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *