Como Fazer o Jejum Intermitente?

 Como Fazer o Jejum Intermitente?
Compartilhe nas suas redes sociais:

Normalmente quando se busca uma alternativa de estratégia alimentar, é comum buscar saber a forma de se fazer tal intervenção ou dieta. Mas quando o assunto é Jejum Intermitente, o modo de fazer não é tão simples assim. Isso porque não há um modo único de colocar em prática o jejum intermitente, mas sim há modos variados (que são os chamados ‘’protocolos’’). Aqui vou listar as formas mais comuns de aplicação:

jejum-intermitente_2

  • I) O indivíduo vai alternar a ingestão calórica. Exemplo: dia 01 come normalmente, dia 02 come apenas 25% das calorias que está habituado (a) a consumir; e assim vai alternando.
  • II) Indo para a opção em que o indivíduo fica horas sem comer, normalmente trabalha-se com um intervalo de 16 a 20 horas por dia em jejum. Exemplo: se o protocolo escolhido for o de 16 horas, 16 horas permanecerá em jejum e 8 horas terá a janela de oportunidade para comer. Caso escolha o intervalo máximo de 20 horas, o tempo disponível para se alimentar cai para 4 horas. Então, o protocolo ideal é aquele em que a pessoa consiga aplicar todos os dias.
  • III) Uma outra forma é ficar 24 horas de jejum. Isso pode ser feito 01 vez na semana ou até 02 vezes. Sendo que, se for feito 02 vezes na semana, é importante que não sejam em dias seguidos/consecutivos (exemplo: não fazer hoje e amanhã; porque daí passariam a ser 48 horas em jejum). É importante destacar que cada organismo é único; por isso, não existe um melhor método de se colocar em prática.

É necessária uma avaliação com Nutricionista, a fim de verificar a real necessidade de você fazer o jejum intermitente. Se for o caso, daí sim verificar qual o melhor protocolo a ser encaixado ao seu caso.

Abaixo segue uma referência:

Tinsley GM, Bounty PM. Effects of Intermittent Fasting on Body Composition and Clinical Health Markers in Humans. Nutrition Reviews, 2015.

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

2 Comments

Leave a Reply