Farinha de Coco: Benefícios e como Usar

 Farinha de Coco: Benefícios e como Usar

Comprar Farinha de Coco CopraBenefícios da Farinha de Coco

A farinha de coco é uma opção alimentar rica em fibras (principalmente a fibra insolúvel); pode estar presente em vários itens do dia a dia, como: granolas, pães, cookies, bolos (inclusive, isso fica como sugestão para o seu uso a fins culinários; sendo também possível usá-la na sua forma in natura combinando, por exemplo, com frutas ou em saladas).

Vídeo do Nutricionista Henrique Lima sobre a Farinha de Coco: Como Usar e seus Benefícios

Como Usar Farinha de Coco

Por seu conteúdo em fibras, a farinha de coco ao ser adicionada em alimentos / preparações que sejam ricas em carboidratos, pode ajudar a lentificar a absorção desse nutriente. Exemplo: 10 gramas de carboidratos provenientes de um alimento pode ter um impacto diferente de 10 gramas de carboidratos provenientes de um outro alimento; justamente pela questão da absorção.

Quando um carboidrato é absorvido rapidamente, demanda uma maior liberação de insulina (e insulina em excesso gera estímulo para mais síntese de gordura no corpo, além de – quando de forma crônica – poder ser um fator de risco para o diabetes).

Portanto, manipular o alimento de modo que o mesmo tenha uma absorção do seu carboidrato de forma mais lenta, pode ser uma estratégia interessante (e a farinha de coco pode ser um recurso útil para gerar esse efeito); e, ainda, pode ser benéfica para a prevenção do diabetes tipo II, pelo fato do carboidrato passar a ser absorvido mais lentamente – isso fará com que a insulina seja liberada de forma gradual e não como um ‘’pico de insulina’’.

Usado de forma associada a uma dieta controlada, a farinha de coco pode além de ajudar no controle da glicemia, auxiliar no controle dos níveis do colesterol sanguíneo. Pode também ser interessante no controle do peso, uma vez que uma alimentação pobre em fibras é associada justamente com o contrário: a obesidade. Além disso, por ser sem glúten, é uma opção para o público celíaco (que não pode ingerir, por exemplo, farinha de trigo – que tem glúten).

Valor Nutricional da Farinha de Coco

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL FARINHA DE COCO COPRA

PORÇÃO DE 12g (2 colheres de chá)
QUANTIDADE POR PORÇÃO% V.D. (*)
VALOR ENERGÉTICO68 kCal = 285 KJ4,0%
CARBOIDRATOS1,0g0%
PROTEÍNAS2,0g2,0%
GORDURAS TOTAIS6,0g11,0 %
GORDURAS SATURADAS5,0g22,0%
FIBRA ALIMENTAR3,0g12,0%
SÓDIO8,0mg0%
(*) Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kCal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Faça Parte da Lista VIP do Super Nutrição

Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a PRÊMIOS EXCLUSIVOS.

Abaixo, duas referências que sobre o assunto:

Franco EP, et al. Effect of Hypoenergetic Diet Combined with Consumption of
Coconut Flour in Overweight Women. Nutrición Hospitalaria, 2015.
Trinidad TP, et al. Glycaemic Index of Different Coconut (Cocos nucifera)-Flour
Products in Normal and Diabetic Subjects. British Journal of Nutrition, 2003.

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

Leave a Reply