O que é Néctar de Coco e Quais os seus Benefícios?

 O que é Néctar de Coco e Quais os seus Benefícios?

Néctar de Coco (Coconut Néctar)

O que é o néctar de coco exatamente? Sua origem vem da seiva que é produzida através do corte dos talos grossos ou caules da flor de coco. Esta seiva aquosa é evaporada a baixas temperaturas, formando um xarope puro e cru, com baixo índice de glicemia e rico em nutrientes.

As palmeiras de coco foram tradicionalmente aproveitadas por seu doce néctar durante séculos em todo os trópicos, especialmente nas Filipinas e em partes da Indonésia.

Aqui e em outras partes do mundo, no entanto, está sendo reconhecido como alternativa para adoçante natural que tem muitos benefícios em relação a outras variedades. Além de muito saboroso!

Flor de coco, onde extrai o néctar.
Foto do cacho da flor do coqueiro
Extraindo do néctar de coco do talo da flor do coqueiro - Aí está os cachos amarrado e colocado o coletor do néctar bem abaixo
Extraindo o néctar de coco do cacho de flores.

 

Qual o Sabor do Néctar de Coco?

Comprar Néctar de Açúcar de Coco 250ml - CopraVocê imaginaria que o néctar de coco tem o gosto semelhante ao coco, mas não chega nem próximo. Tem um sabor denso e doce, muito agradável, que comparamos ao melaço com uma doçura do tipo xarope de bordo. As raízes dos coqueiros são conhecidas por extrair muitos nutrientes dos seus ricos solos vulcânicos, o que acrescenta muito ao sabor, bem como o perfil nutricional.

Acontece que há muitas coisas que você pode fazer a partir da palmeira de coco, não apenas o néctar e óleo de coco. A seiva também é fermentada para fazer aminos de coco (uma substituição de molho de soja) e vinagre de coco. O açúcar de coco é realmente a versão desidratada e cristalizada do néctar de coco, levada a um processo mais adiante.

Realmente, o néctar produzido a partir das hastes da flor do coqueiro não deveria ser chamado de “néctar de coco”, leva a acreditar que o xarope vem da fruta ou da carne de coco, o que não é verdade.

Você sabia que as palmeiras de coco são uma das árvores mais antigas que produzem flores? Então, em muitos aspectos, esta é uma fonte antiga de açúcar que esteve no planeta há muito tempo.

Como o Néctar de Coco é Extraído

Como o Néctar de Coco é ExtraídoO cacho de flores amarelas, chamado de inflorescência, está no topo da palmeira Coco Nucifera. Quando as flores estão maduras, o néctar deve ser extraído habilmente escalando até o topo da palmeira várias vezes ao dia. A seiva, referida como “toddy”, é extraída lentamente ao longo de um período, fluindo até final do cacho de flor onde houve o corte de extração.

Este “suco” de flor pura é comumente consumido fresco ou fermentado por povos nativos nas Filipinas, Indonésia e Malásia para fazer “vinho de palma ou vodka de coco”.

A seiva é na verdade um líquido leitoso branco que deve ser aquecido imediatamente para impedir que ele seja naturalmente fermentado. Isto é conseguido com sucesso a temperaturas entre 40 ° – 43 ° C e cria este néctar de coco “cru” que preserva os ricos componentes nutricionais encontrados na seiva fresca. O toddy é aquecido a estas baixas temperaturas por cerca de 90 minutos. Isso cria um xarope líquido de cor caramelo que é mais concentrado em açúcares naturais.

A extração do Néctar de Coco Prejudica o Coqueiro?

Comprar Néctar de Coco Copra com Cupom de Desconto 10%Os coqueiros não são prejudicados através do processo de corte dos cachos das flores. Uma boa notícia sobre este processo, é que continua a produzir seiva nos próximos 20 anos ou mais. Uma vez que são cortadas, no entanto, as flores de coco, que deveriam produzir o coco, não continuam a desenvolver-se até fruta.

O que isso significa é que todas as árvores usadas para fazer açúcar de coco ou néctar são designadas para tais fins. Muitas vezes, palmeiras de coco mais velhas (50 anos ou mais) oferecem suas palhas para servir de cobertura para população nativa.

Viver sob os coqueiros pode ser um empreendimento muito perigoso, pois os cocos secos muito grandes podem causar lesões fatais aos que vivem abaixo. As árvores mais velhas também são muito altas e os cocos que caem dessas alturas são extremamente perigosos para os telhados e seres humanos. Assim, coqueiros ao redor do seu espaço de habitação são aquelas não deveriam produzir cocos.

“De acordo com uma lenda urbana, há mais mortes causadas pela queda de cocos do que pelos tubarões anualmente”. (*)

A seiva de coco precisa ser colhida manualmente, sendo assim, não serve bem à produção em massa e, portanto, é principalmente extraída em pequena escala por povos locais e homens habilidosos em escalar coqueiro. Por causa do seu elevado custo de extração, todo produto desenvolido a partir da seiva da flor do coco é importado, normalmente da Indonésia.

Faça Parte da Lista VIP do Super Nutrição

Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a PRÊMIOS EXCLUSIVOS.

Benefícios do Néctar de Coco (Coconut Néctar)

O índice glicêmico é a medida padrão usada para classificar a rapidez com que os níveis de açúcar no sangue se elevam depois de bebermos ou comemos um determinado tipo de bebida ou alimento durante um período de 2-3 horas. Os edulcorantes concentrados têm, naturalmente, um índice glicêmico maior do que outros alimentos.

Os açúcares que são liberados lentamente na corrente sanguínea são de baixo índice glicêmico e os mais benéficos para consumir. O néctar de coco cru é um desses edulcorantes. Não contém apenas pequenas quantidades de glicose, sacarose e frutose (cerca de 10%), mas também é rico na inulina de polissacarídeos, uma fibra prebiótica que auxilia no processo de digestão.

O xarope de raiz de Yacon é um dos edulcorantes com baixo índice glicêmico e é comparável ao néctar de coco no sabor, bem como seus níveis mais elevados de açúcares prebióticos.

Taxas de Índice Glicêmico do Néctar de Coco
Baixo Índice Glicêmico – 0-55
Médio Índice Glicêmico – 59-69
Alto Índice Glicêmico – 70-100

 

O néctar de coco cru tem um índice glicêmico de 35, em comparação com o açúcar de cana branco (IG 58-65) e o xarope de milho de alta frutose (IG 87).

Os edulcorantes com baixa glicemia são escolhas mais saudáveis para a maioria dos indivíduos, também para os diabéticos e aqueles que desejam perder o excesso de peso corporal. Isso ocorre porque eles são menos propensos a causar picos de açúcar no sangue, desejo incontrolável por açúcar e comportamentos alimentares viciantes.

O néctar de palma de coco contém um amplo espectro de vitaminas B, vitamina C, além de minerais como potássio, magnésio, zinco e ferro. Também é particularmente rico em inositol, conhecido por ser útil para colesterol alto, diabetes, depressão, bem como condições inflamadas.

Além disso, os prebióticos Fructo-oligossacarídeos (FOS) e inulina encontrados no néctar de coco ajudam a alimentar e aumentar a flora intestinal.

Foto do Néctar sendo produzido

Lista de benefícios do néctar de coco:

  • Baixo índice glicêmico, não causa picos de açúcar no sangue;
  • Rica fonte de nutrientes, vitaminas e minerais;
  • Possui enzimas vivas benéficas como o açúcar bruto;
  • É um alimento completo e um excelente adoçante natural não refinado
  • Sem tratamento ou processamento químico;
  • Não contém aditivos ou conservantes;
  • Sabor incrível.

Preocupação com os Ácidos Glutâmicos e Aspárticos é Legitima?

O néctar de coco cru é rico em dois aminoácidos produzidos naturalmente pelo corpo, ácidos glutâmico e aspártico. Esses aminoácidos têm vários benefícios significativos na promoção da saúde, a função cognitiva e o metabolismo. Eles também atuam como precursores de outros aminoácidos.

Estes dois ácidos, conhecidos por seus efeitos de aumento de sabor, são os principais componentes utilizados para fazer os concentrados sintetizados MSG e aspartame, duas neurotoxinas que devem ser amplamente evitadas. Isso causa preocupação entre os informados em saúde, querendo saber o que ocorre quando eles consomem esses dois aminoácidos, em certos alimentos como o néctar de coco.

O MSG e o aspartame, no entanto, são isolados de toda a sua fonte de alimento, mas NÃO são nocivos quando consumidos em seu estado natural, na forma de ácidos glutâmicos e aspárticos, apenas quando hidrolisados ou sinteticamente sintetizados com solventes.

Um Adoçante Rico em Enzimas

Porque o néctar de coco é natural, não exige altas técnicas de evaporação por calor ou processamento químico para torná-lo muito mais doce. Isso significa que você obtém todas as enzimas vivas e cruas que o coqueiro fornece inerentemente, bem como todos os nutrientes. Essas enzimas ajudam a digerir os açúcares com o tempo, o que contribui para seus atributos como um substituto do açúcar com baixo índice glicêmico.

Outros xaropes à base de seiva, como o xarope de bordo puro, precisam de altas temperaturas para concentrar o teor de açúcares. Como mencionamos, a seiva do talo da flor de coco é aquecida entre 40° – 43° C por cerca de 90 minutos. Isso reduz o teor de água, aumentando a doçura e engrossa sua textura, chegando ao padão de um xarope.

Infelizmente, existem algumas marcas que aquecem seu néctar a temperaturas de cerca de 82° -121°C, portanto, lembre-se de verificar o rótulo.

Rico em Aminoácidos e Nutrientes

O solo vulcânico rico em que as palmeiras de coco crescem estão cheios de nutrientes e são a principal fonte de alimento para estas árvores de alta resistência. Lembrando que o néctar de coco vendido no Brasil é importado da Indonésia, não há processo de desidratação da seiva do talo da flor do coqueiro aqui, devido ao seu elevado custo de extração. A seiva e o néctar de coco são, portanto, consideravelmente elevados em aminoácidos, minerais, muitas vitaminas e oligoelementos.

Há um total de 17 aminoácidos encontrados no néctar de coco cru. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas e são importantes para muitas funções corporais, incluindo o transporte e armazenamento de nutrientes. Eles compõem nossas células, tecidos e músculos e são essenciais para o crescimento muscular e reparação do tecido.

Existem nove aminoácidos essenciais que o corpo não faz naturalmente e devemos levá-los através dos alimentos que comemos. A seiva de coco contém os nove destes aminoácidos e oito mais não essenciais.

Como Consumir o Néctar de Coco?

O néctar de coco pode ser usado para adoçar chás quentes, bebidas, batidas, smoothies e sobremesas. Que tal fazer barras de proteína caseiras adoçadas com seu néctar de coco? O néctar de coco pode substituir todas as receitas com melaço de cana e tenha certeza que vai ficar ainda mais saborosa. Todas outras substituições pelo néctar é questão apenas adaptação do consumidor, sua criatividade deve ser ilimitada.

Onde Comprar Néctar de Coco (Coconut Néctar)?

Comprar Néctar de Coco Copra com Cupom de Desconto 10%Sempre recomendamos uma loja online especializada em produtos naturais e que preza por manter as opiniões legitimas dos clientes. Sendo assim, pode comprar o néctar de coco clicando no cupom de desconto e contribuir com sua opinião sobre o produto aqui. Ajude para que mais pessoas possam consumir um adoçante de melhor qualidade. Se quiser saber o seu endereço segue: www.dietacrua.com.br.

Agora se é lojista, cliente com CNPJ, recomendamos uma distribuidora focada em produtos naturais: Alimentude Distribuidora: www.alimentude.com.br. Eles podem te ajudar a faturar muito mais, fornecendo as melhores marcas e lhe ajudando a formatar seu pedido para um melhor giro na sua loja.


Mais Links sobre os Derivados Coco:

Quais o benefícios do Óleo de Coco Natural Extravirgem?
O que é coco aminos e seus benefícios?

Faça Parte da Lista VIP do Super Nutrição

Receba dicas, receitas, novidades e cupons de desconto toda semana em seu e-mail e ainda concorra a PRÊMIOS EXCLUSIVOS.

Avatar

Planeta Cacau

Pertencente ao grupo Planeta Cacau, empresa fundada por produtores de cacau estabelecidos na região da bacia do rio Pardo, no Sul do Estado da Bahia. O site DietaCrua e consequentemente seu Blog .

Leia também...

6 Comentários

    Avatar
  • Muito gostoso. Estou usando. Adorei. Realmente não dá índice de pico glicêmico e sacia a vontade de comer doce sem engordar.

  • Avatar
  • Gostaria de saber maus detalhes de como fazer a extração do nectar. Tipo um passo a passo.

  • Avatar
  • Bom dia!
    Gostei do artigo e peço a gentileza de informar quem o redigiu para utilizar como fonte bibliográfica.
    Uma ressalva, no texto nos é dito que o néctar adquirido deve ser importado da Indonésia e este sugerido por vocês, da Copra, apresenta no rótulo fabricação brasileira. Fiquei na dúvida…

  • Avatar
  • Gostei muito do artigo

  • Avatar
  • Fiquei curioso.
    Substitui o açúcar e o adoçante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *