Óleo de canola faz bem? Serve para quê?

 Óleo de canola faz bem? Serve para quê?
Compartilhe nas suas redes sociais:

O Óleo de Canola é Saudável?

Para que Serve Óleo de CanolaO óleo de canola é amplamente divulgado como o óleo mais saudável disponível no mercado por ter um baixo teor de gorduras saturadas e por ser rico em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas. Inclusive esse produto é muito conhecido por conter um teor significativo de ômega 3 e por ter o selo de aprovação da sociedade brasileira de cardiologia no rótulo. Parece ser muito bom, mas esqueceram de lhe informar alguns detalhes…

Na realidade o óleo de canola é oriundo de um melhoramento genético da colza, uma planta abundante no Canadá, mas que não deve ser consumida devido à sua toxicidade e por conter uma substância perigosa, o ácido erúcico, que está associado ao surgimento de lesões fibróticas no coração.

Para transformar óleo de colza em um produto comestível, os fabricantes usam a manipulação genética para fazer com que as sementes tenham níveis mais baixos de ácido erúcico e glucosinolatos. Daí surgiu a sigla “CANOLA” que significa: Canadian Oil Low Acid (óleo canadense com baixo teor de ácido)

Como o Óleo de Canola é Produzido?

Como se não fosse o bastante, a produção de certos óleos vegetais como o canola, envolve procedimentos como refinação, branqueamento e desgomagem, etapas essas que são feitas em altas temperaturas ou com produtos químicos de segurança questionável.

Quanto ao ômega-3 contido no canola, ele se torna rançoso facilmente quando é submetido a altas temperaturas e o processo de desodorização acaba removendo grande parte dos ácidos graxos ômega-3, transformando-os em gorduras trans. Inclusive o “óleo de canola” está presente em vários produtos considerados saudáveis, até mesmo em algumas fórmulas infantis e a maioria das pessoas nem imaginam que possuem gorduras trans porque isso não é obrigado a ser listado no rótulo.

Comprar Óleo de Coco ExtraVirgemQual o Melhor Óleo Vegetal para Substituir o Óleo de Canola?

O óleo mais disseminado e com ampla quantidade de pesquisa que comprova seus benefícios, sem dúvida, é óleo de coco extravirgem. Hoje, já vimos até uma convergência de opinião entre os nutricionistas e outros profissionais da saúde – o que é muito raro nesta área. Isso porque além de muito versátil (milhões de utilidades, seja para cabelo, pele e milhoes de receitas exploradas e etc), pode suportar altas temperaturas sem modificar seus componentes nutricionais. Já escrevemos um artigo completo sobre os benefícios do óleo de coco, é só acompanhar.

Benefícios do Coco e Óleo de Coco Natural e Como Consumir

Planeta Cacau

Pertencente ao grupo Planeta Cacau, empresa fundada por produtores de cacau estabelecidos na região da bacia do rio Pardo, no Sul do Estado da Bahia. O site DietaCrua e consequentemente seu Blog .

Leia também...

Leave a Reply