Benefícios do Óleo de Avestruz. Como tomar? Uso Tópico e Oral

 Benefícios do Óleo de Avestruz. Como tomar? Uso Tópico e Oral

Avestruz

Compartilhe nas suas redes sociais:

O óleo de avestruz contém:

Ácido linolênicoÔmega 3
Ácido linoleicoÔmega 6
Ácido oleicoÔmega 9

 

Avestruz
Conheça o óleo de  Avestruz

A presença desses ômegas podem ser interessantes para controlar a atividade inflamatória celular. Vale lembrar que a inflamação induz ao processo de dor e doenças (quando essa inflamação torna-se crônica). Justamente por isso, o óleo de avestruz é visto como útil para servir de componente em cosméticos ou pomadas – com a finalidade de tratar alguma condição inflamatória epitelial (na pele).

Apesar de ser pouco conhecido na nossa cultura ocidental, alguns povos já usavam o óleo de avestruz, inclusive para tratar espasmos musculares. Vemos até aqui que há um apelo muito grande para a utilização na forma tópica (ou seja, em aplicações na pele).

Porém, também podem haver benefícios com a sua ingestão via oral, pela mesma atividade anti-inflamatória citada anteriormente. Outra característica é que o óleo de avestruz conta, adicionalmente, com a presença de carotenoides. Não por acaso, lhe é atribuído um poder antioxidante, já que os carotenoides possuem essa atividade no organismo humano.

Apesar de algo curioso e novo, para nós, o óleo de avestruz parece ter muitas utilidades para a saúde.

Abaixo seguem dois artigos científicos de referência:
Bennett DC, et al. Ratite Oils Promote Keratinocyte Cell Growth and Inhibit Leukocyte Activation. Poultry Science Association, 2015.

Magige F, Røskaft E. Medicinal and Commercial uses of Ostrich Products in Tanzania. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, 2017.

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

4 Comments

Leave a Reply