ÔMEGA 3 – Controle da Inflamação

 ÔMEGA 3 – Controle da Inflamação

A inflamação está envolvida com a Doença de Alzheimer (DA), pois pode favorecer a perda de neurônios, bem como no declínio cognitivo e redução de habilidade em atividades do cotidiano. A suplementação com ômega 3 pode auxiliar na prevenção e tratamento da DA, devido ao seu potencial em controlar os níveis de inflamação no organismo.
Partindo para outra condição clínica, a hipertrigliceridemia (ou seja,triglicerídeos elevados) é um fator de risco para complicação cardiovascular. O ômega 3, por sua vez, ajuda na redução desses triglicerídeos; isso vale tanto na perspectiva profilática (preventiva), quanto para indivíduos que já estejam com a hipertrigliceridemia – a nível de tratamento. Ainda a nível de proteção cardíaca, o ômega 3 pode evitar a formação de coágulos no sangue.

O ômega 3 é composto principalmente por EPA – ácidoeicosahexaenoico – e DHA – ácido docosahexaenoico. Como o nosso corpo não sintetiza o ômega 3, precisamos ingeri-lo via alimentação ou também ter auxílio por meio da suplementação (particularmente em forma de cápsulas). Vale lembrar que o ômega 3 trata-se de uma gordura poli-insaturada.

Na alimentação, podemos encontrá-lo em: sardinha, atum, ovo, salmão, linhaça, chia, algas/microalgas, crustáceo, dentre tantos outros. Busque auxílio de um Nutricionista, para ter uma quantidade adequada desse nutriente na sua dieta.

Abaixo, duas referências relacionadas ao ômega 3:

Fraga VG, et al. Resolution of Inflammation, n−3 fatty acid Supplementation
and Alzheimer Disease: A Narrative Review. Journal of Neuroimmunology,
2017.
Watanabe Y, Tatsuno I. Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids for
Cardiovascular Diseases: Present, Past and Future. Expert Review of Clinical
Pharmacology, 2017.

Avatar

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *