Para que Serve a Vitamina A

 Para que Serve a Vitamina A

Vitamina A

Compartilhe nas suas redes sociais:

Loja Online Produto NaturalOs benefícios da Vitámina A e como tomar

A vitamina A é lipossolúvel, ou seja, depende de gordura para ser absorvida pelo organismo. Aqui já faço um alerta para as dietas muito restritivas: se você priva demais o consumo de gorduras, pode acabar por prejudicar na absorção desse nutriente tão importante. Dentre suas funções, temos: é antioxidante, sendo importante para a visão, integridade epitelial e imunidade.

Como adquirir Vitamina A

O ser humano não consegue sintetizá-la, por isso precisamos ter a sua ingestão por meio dos alimentos. A quantidade diária recomendada é de 700 mcg/dia para mulheres adultas e 900 mcg/dia para homens adultos (a recomendação muda de acorda com a faixa etária/fase de vida).

Embora não a sintetizemos, temos a capacidade de estocá-la no fígado (cerca de 80 a 90% do estoque é nesse órgão); mas justamente por esse estoque ser uma reserva, reitero a importância da ingestão de vitamina A de forma regular, já que a sua ingestão insuficiente acabaria por levar a um esgotamento desse estoque e daí surgir possíveis efeitos adversos decorrentes da deficiência nutricional por vitamina A, exemplo: xeroftalmia (olho seco/ressecado). Mas ainda sobre o fato dela poder ser estocada, é importante salientar que a ingestão excessiva pode ser tóxica para o fígado e quem consome bebidas alcoólicas deve ter um cuidado redobrado, pois o álcool depleta as reservas de vitamina A (principalmente quando a  ingestão de bebida alcoólica for demasiadamente aumentada; além de aumentar o potencial hepatotóxico).

Quais são as fontes de Vitamina A

Quanto às fontes alimentares de vitamina A, temos tanto de origem animal, quanto de origem vegetal. De origem animal, uma fonte bem conhecida é o fígado bovino; já quanto às de origem vegetal, uma dica é investir em legumes, frutas e verduras de tons amarelados (normalmente essas opções contém vitamina A); sugestões: abóbora cozida, mamão papaia, manga, cenoura crua/cozida.

Abaixo segue uma referência relacionada à vitamina A:

Saeed A, et al. The Interrelationship Between Bile Acid and Vitamin A
Homeostasis. BBA – Molecular and Cell Biology of Lipids, 2017.

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

Leave a Reply