Revista Dos Vegetarianos – CACAU: ALIMENTO VITAL

 Revista Dos Vegetarianos – CACAU: ALIMENTO VITAL
Compartilhe nas suas redes sociais:

caixa-chocolate-cru-organico-gourmet-planeta-cacau“Ele está no topo da lista dos alimentos mais ricos em antioxidantes. Usado para a fabricação de uma bebida energética na civilização Maia, o cacau continua fazendo sucesso até hoje devido aos seus benefícios para a saúde. “Existe um modo de você medir a capacidade que uma substância tem de atuar como antioxidante. Essa medida se chama ORAC. A maior de todas é encontrada no cacau puro e depois no açaí”, revela Dr. Lair Ribeiro.

Segundo ele, uma barrinha de chocolate amargo com 70% de cacau por dia só traz benefício porque o cacau é um dos mais potentes antioxidantes que alguém pode ingerir. “Existe o chocolate bom, que é o amargo, pois funciona como remédio porque é antioxidante. E existe o chocolate ruim que e o chocolate ao leite.”

Produtor de cacau na cidade de llhéus na Bahia, o engenheiro agrônomo Adeir Boida de Andrade há anos pesquisa o fruto, que começou a ser cultivado por sua família no inicio do século 20. “Reuni uma boa quantidade de livros e artigos científicos relacionados ao cacau e posso afirmar que ele é um alimento fantástico”, conta o responsável pelo Planeta Cacau que comercializa amêndoas de cacau orgânico. De acordo com Adeir, mesmo depois de torrado, processado e misturado ao leite, o cacau continua sendo um excelente alimento. “O sabor amargo natural do cacau é conferido justamente pela presença dos antioxidantes e o leite, comprovadamente, bloqueia a capacidade de o organismo humano absorver essas substâncias”, garante o engenheiro agrônomo. De acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), 100 g de chocolate amargo têm índice ORAC de 13.120. Já o chocolate ao leite, apenas 6.740. “Embora saboroso, o chocolate ao leite é o menos nobre dos chocolates. Essas barras comerciais têm entre 14% e 30% de pó de cacau – produzido com a massa de cacau desengordurada e com a adição de químicos alcalinizantes”, conta o engenheiro.

Atualmente, no Brasil, o cacau é produzido na Amazônia, no Espírito Santo, em São Paulo e na Bahia. Porém, ainda assim há importação do fruto. Motivo por que Adeir faz uma observação: “O Brasil importa hoje cerca de 100 mil toneladas, ou 50% do consumo nacional de cacau que é fumigado com agrotóxicos nos porões dos navios”. Por isso, para obter todos os benefícios antioxidantes do fruto, ele sugere o consumo da amêndoa do cacau ou o chocolate amargo orgânicos que mantêm até mesmo níveis consideráveis de vitamina C. No site de sua empresa (www.planetacacau.com.br), Adeir disponibiliza essas e outras informações a respeito dos poderes do cacau.”

Fonte: Revista dos Vegetarianos, nº 43, maio de 2010.

Planeta Cacau

Pertencente ao grupo Planeta Cacau, empresa fundada por produtores de cacau estabelecidos na região da bacia do rio Pardo, no Sul do Estado da Bahia. O site DietaCrua e consequentemente seu Blog .

Leia também...

Leave a Reply