Shakes: Prontos e Naturais

 Shakes: Prontos e Naturais

Quando o assunto é shake, temos que levar em consideração que existem os shakes prontos e os naturais. Os shakes prontos são aqueles em pó que você encontra até mesmo em mercados e farmácias; possuem a vantagem da praticidade (de ter que apenas diluir em água ou outro líquido), mas, por serem industrializados, nem sempre são tão saudáveis quanto se imagina – embora que fique claro que também há shakes prontos saudáveis. Já os shakes naturais a que me refiro são aqueles em que a pessoa seleciona cada ingrediente que irá compor o shake; isso é interessante tanto por ser natural, quanto pela possibilidade de ajustar cada ingrediente de forma personalizada para cada indivíduo.

Muito se associa sobre o consumo de shake como um substituto para alguma refeição. Isso pode acontecer pela presença das fibras, o que faz com que o shake se torne uma refeição que gere saciedade, mas sem ter havido uma grande ingestão calórica proveniente de uma refeição sólida, por exemplo. Essa é, inclusive, uma estratégia possível voltada para o emagrecimento. Mas, para isso, é importante que o shake também tenha um bom fornecimento de nutrientes; caso contrário, a substituição de uma refeição por um shake não se torna interessante, já que pode acabar levando a pessoa a ter deficiências nutricionais.

Se for preparar um shake natural, procure não adicionar açúcar. Se for apelar para um shake pronto, atente-se para a lista de ingredientes; só assim você saberá se estará preparando uma bebida que leva – em sua composição – açúcar, adoçante…

Por fim, o shake pode ser uma boa opção de bebida que te traga energia e saciedade. Para tanto, use de acordo com as recomendações de um Nutricionista, para que não haja erro na escolha de um shake pronto ou falhas na hora de combinar os ingredientes para elaborar o seu shake natural.

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

Leave a Reply