Suco de Laranja: Opção Saudável do Dia a Dia

 Suco de Laranja: Opção Saudável do Dia a Dia
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É muito comum, quando vamos fazer uma refeição fora de casa, pedirmos um suco de laranja. Mas você sabe o que esse suco pode trazer de bom para a sua saúde? Acompanhe o texto! O suco feito da laranja, conhecida por ser uma fruta cítrica, é uma boa fonte de vitamina C (até aqui todo mundo sabe), mas também conta com a presença significativa de: potássio, vitamina B9, magnésio e vitamina A. Por ser proveniente de uma fruta, o suco de laranja tem naturalmente carboidrato.

Em aproximadamente 240 mL (equivalente a um copo pequeno), tem-se 122 calorias, 84 mg de vitamina C (que supre as necessidades diárias desse nutriente para meninos e meninas adolescentes com idades variando dos 14 aos 18 anos).

A laranja tem também hesperidina e naringina, flavonoides que estão relacionados com ação hipolipemiante (ajuda na redução do colesterol total e do LDL). Esse efeito pode acontecer tanto em indivíduos com níveis normais desses parâmetros ou para quem já apresenta níveis aumentados; ou seja, há efeito protetor a nível cardiovascular.
O suco de laranja também pode ser oferecido para crianças. Porém, não deve ser adoçado (e isso vale como dica também para os mais adultos).

A adição de açúcar pode acabar por favorecer o ganho de peso. E por falar nisso,
o suco de laranja pode ser consumido sem culpa, mesmo por quem queira emagrecer; na verdade, o suco só vai atrapalhar se houver adição de açúcar e/ou se inserido de maneira inadequada na rotina alimentar. Já para diabéticos, o consumo está mais restrito (pois para fazer um suco, são usadas algumas unidades de laranja, o que faz aumentar a concentração final de carboidratos); consulte seu Nutricionista. Vale ressaltar que se você usa a laranja in natura, também poderá ter os benefícios mencionados aqui – e não necessariamente precisa trocar pelo suco. O texto foi sobre o suco de laranja, para mostrar que o suco também é uma opção que pode ser inserida dentro de um contexto saudável.

Abaixo, duas fontes científicas a respeito do assunto desse
texto:
Aptekmann NP, Cesar TB. Long-term Orange Juice Consumption is Associated
with Low LDL-Cholesterol and Apolipoprotein B in Normal and Moderately
Hypercholesterolemic Subjects. Lipids in Health and Disease, 2013.
Rampersauda GC, Valim MF. 100% Citrus Juice: Nutritional Contribution,
Dietary Benefits, and Association with Anthropometric Measures. Critical
Reviews in Food Science and Nutrition, 2015.

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

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