Trigo Sarraceno: Alternativa ao Trigo Comum

 Trigo Sarraceno: Alternativa ao Trigo Comum
Compartilhe nas suas redes sociais:

Consumir grãos/cereais faz parte da nossa rotina alimentar. O trigo entra aí como um grande exemplo; a partir dele é possível fazer outros tantos alimentos que o levam na receita. Mas, como existem as diversidades, existem pessoas que não se dão bem com o consumo do glúten, uma fração proteica presente no trigo comum.

E aí entra a análise de outras possibilidades de ingredientes/matérias- primas que possam estar no leque de possibilidades como elementos substitutos, de modo tanto a garantir uma rotina alimentar adequada para esses indivíduos, bem como a de evitar possíveis deficiência nutricionais. O trigo sarraceno entra justamente aí; trata-se de um grão sem glúten e pode trazer benefícios para a saúde, sendo justamente uma opção aliada para os celíacos (que não podem consumir o glúten) e também pessoas que não são celíacas, mas que possuem uma hipersensibilidade ao glúten (ou seja, também apresentam reações indesejáveis com o consumo dessa proteína).

Mas, obviamente, o trigo sarraceno também pode ser apreciado pelo público geral; uma vez que é fonte de diversos nutrientes, como: manganês, cobre, magnésio, fósforo, vitaminas e fibras. Conta, além disso, com a presença de componentes antioxidantes (como as catequinas). Outro destaque vai para a fonte proteica do trigo sarraceno, já que se trata de uma proteína de alto valor biológico, ou seja, fornece todos os aminoácidos considerados essenciais para o organismo humano. Com isso, pode ser usado pelo público geral, além de quem tenha alguma restrição ao glúten, mas também para outras condições clínicas, dentre elas: obesidade, diabetes e doenças
cardiovasculares.

Abaixo, uma referência sobre o assunto:

Dinu M, et al. Symptomatic efficacy of buckwheat products in Non-Celiac Gluten
Sensitivity (NCGS). Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, 2017.

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

Leave a Reply