Xilitol – Adoçante Alternativo e Natural

Compartilhe nas suas redes sociais:

Compre Xilitol com 10% de DescontoNeste artigo vamos conhecer tudo sobre o Xilitol e ainda temos vídeo exclusivo. Na tentativa de evitar o consumo do tradicional açúcar, seja por conta dos perigos do seu consumo excessivo e/ou para ‘’fugir’’ das suas calorias, a indústria se utiliza dessa demanda por parte do consumidor e tenta buscar novas opções de substâncias que sirvam de adoçante (ou também chamados de edulcorantes) de uma forma que possa contribuir para uma redução das calorias do produto final, bem como tendo um sabor que substitua o ‘’açúcar’’.

Nessa perspectiva, o xilitol tem passado a ser uma das novas apostas para adoçar os alimentos; justamente por seu sabor ser similar ao açúcar (ou sacarose) e seu menor valor calórico. Além disso, o xilitol tem ação preventiva para cáries; ou seja, seu uso pode trazer benefícios para a saúde dentária (um dos motivos para isso é porque o xilitol não é utilizado pelas bactérias presentes na boca).

Baixo Índice Glicêmico

Diferente do açúcar tradicional que gera um impacto maior na glicemia (‘’taxa de açúcar’’ no sangue), o xilitol tem um índice glicêmico baixo (fazendo dele uma opção com menos impacto na glicemia, bem como na liberação da insulina. Isso já nos leva a ver um benefício, inclusive, na prevenção ao diabetes. Outra vantagem do xilitol é que ele é natural, ao invés de outras opções de adoçantes sintéticos/artificiais.

Ele é natural, pois pode ser encontrado em algumas frutas. Na indústria alimentícia, muitas vezes é usado nas gomas de mascar (chicletes) sem açúcar. Como dito logo no início, o xilitol tem um teor reduzido em calorias; o que pode fazer dele um aliado em dietas de emagrecimento. Porém, isso não deve ser motivo para abusar na sua ingestão, uma vez que um consumo excessivo pode gerar diarreia (acima de 50 gramas por dia). Mas o fato é que, quando o assunto é opção natural de adoçante, o xilitol pode ser uma boa alternativa ao invés do açúcar comum.

Saiba Mais Sobre o Xilitol

Xilitol pode ir ao forno?

Referências Bibliográficas

Milgrom P, Ly KA, Rothen M. Research Findings on Xylitol and the
Development of Xylitol Vehicles to Address Public Health Needs. National
Institutes of Health, 2013.
Mussatto SI. Application of Xylitol in Food Formulations and Benefits for
Health. Springer, 2012.
Alternative Sugars: Xylitol. British Dental Journal, 2017.

 

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

1 Comment

  • Esse adoçante pode causar alergias em alguns serumano

Leave a Reply