Água de Coco: Muito mais do que para Hidratação

A água de coco além de ser bem agradável ao paladar, oferece benefícios para a saúde. De início, um benefício bem básico consiste na hidratação do corpo.

Para quem é fisicamente ativo, uma dica pode ser justamente a água de coco, para repor a água e minerais perdidos durante o suor; ao invés de usar aquelas bebidas esportivas industrializadas (que contém corantes e adoçantes que não vão somar positivamente na saúde; com exceção de atletas que realmente precisem desse tipo de recurso). A reposição de minerais citada se dá principalmente pelo potássio, já que a água de coco é uma boa fonte desse nutriente.

A água de coco é também fonte do ácido chiquímico, elemento protetor contra o estresse oxidativo. Isso acontece porque essa substância ajuda na ativação do NRf2 no organismo, o qual tem justamente a função de aumentar
as nossas defesas antioxidantes; e isso é altamente interessante para prevenção de diversas doenças. Ou seja, a água de coco é uma fonte natural para repor líquidos, além de uma ajuda na reposição energética – já que tem carboidrato na sua composição.

Essa reposição pode ser útil após um exercício, por exemplo. Ainda sobre o aspecto nutricional, a água de coco conta também com a presença de aminoácidos e vitaminas.

 

Abaixo, dois artigos científicos sobre a água de coco:
– Manna K, et al. Protective Effect of Coconut Water Concentrate and its Active Component Shikimic Acid Against Hydroperoxide Mediated Oxidative Stress Through Suppression of NF-kB and Activation of Nrf2 Pathway. Journal of Ethnopharmacology, 2014.
– Pérez-Idárraga A, Aragón-Vargas L. Postexercise Rehydration: Potassium-rich Drinks Versus Water and a Sports Drink. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, 2014.

Avatar

Henrique Lima

https://www.youtube.com/channel/UCLS-udF3quRKFcnQTpjmrRw

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Contato: [email protected]

Leia também...

2 Comentários

    Avatar
  • Parabéns muito instrutivo,cada vídeo e textos

  • Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *