Tudo Sobre Nibs de Cacau: Benefícios, Consumo, Receita, Preço…

 Tudo Sobre Nibs de Cacau: Benefícios, Consumo, Receita, Preço…
Compartilhe nas suas redes sociais:

1. O que é nibs de cacau?

Comprar Nibs de Cacau Orgânico e Cru - Planeta Cacau

Vamos explicar rapidamente desde o começo da origem do nibs de cacau. O cacau tem sua semente que fica envolvida pela polpa. Depois de fermentada e seca, chama-se amêndoa de cacau. Vale lembrar que amêndoa é diferente da semente por perder a capacidade germinativa após a fermentação.

Para virar nibs, a indústria torra para facilitar a retirada da casca e eliminação de qualquer contaminação que tenha ocorrido da fazenda até o processamento. Depois passa por um moinho de martelo para quebra-las. Posteriormente, por uma mesa vibratória com aspiradores para separar o miolo da amêndoa e a casca. A indústria chama esta máquina de descascadeira. Em resumo, o nibs é uma amêndoa de cacau fragmentada e sem casca.

Agora fica fácil explicar que existe três tipos de nibs de cacau: não fermentado, fermentado e cru. No nibs cru não há o processo de torra. O que dificulta a retirada da casca e exige todo o controle sanitário da fazenda até o processamento. E são raras as empresas detêm todo o processo de produção.

Onde comprar as melhores marcas de nibs de cacau
Onde comprar as melhores marcas de nibs de cacau e ainda ganhe cupom de desconto e cashback

2. Qual o nibs de cacau mais saudável?

Vale lembrar que tudo que é menos processado, tende a manter maior a quantidade de nutrientes. Sendo assim, há uma vertente de pessoas naturalista que defende o nibs de cacau não fermentado e cru. Porém, a semente (lembre-se que não foi fermentada e ainda pode germinar, por isso chama-se semente) de cacau amarga ainda mais e pode germinar ao longo processo logístico. Além do processo de fermentação ser também o percursor do sabor do chocolate, já que forma outras propriedade organolépticas e diminui o amargo da amêndoa. Só aí pode imaginar o quanto amargo deve ser a semente, visto que amêndoa tem amargor muito forte. Por estes motivos que a o mercado optou pela versão fermentada.

A enorme maioria do nibs de cacau do mercado passou por fermentação e torra. Se não tiver a informação no rótulo indicando que foi produzido em baixa temperatura (cru), pode ter certeza que foi torrado. A grande indústria não consegue atender o mercado do cru por não controlar a origem do cacau. Sendo assim, torra toda amêndoa de cacau que recebe por questão sanitária. Para produzir nibs de cacau cru, precisa controlar toda a cadeia de produção para ter segurança que não vai ocorrer contaminação da fazenda até a fábrica. Este controle total da cadeia de produção chama-se: From Tree to Bar – Da Arvore até a Barra de Chocolate. Também pode ser reconhecido como From Bean To Bar – processo que começa apartir da amêndoa do cacau.

Se amêndoa/semente de cacau têm 50% de gordura vegetal saudável, o cru é sempre o mais saudável e nutritivo. Seguindo a mesma linha do processo do azeite de oliva, opte sempre pelo processado a frio. E por isso que vamos optar por falar aqui dos benefícios da nibs de cacau cru. Também é o único que tem estudo comprovando, já que o não fermentado é defendida apenas por crença de um pequeno grupo. Sem nenhum estudo científico.

3. Benefícios do Nibs de Cacau?

Nibs de Cacau Cru Premium e Orgânico

Como defendemos aqui o consumo do nibs de cacau cru, iremos focar nos seus benefícios:

• 100% natural;
• Alto teor de antioxidantes;
• Produzido da árvore à barra;
• Processado sob baixa temperatura (abaixo de 42ºc), mantendo a manteiga de cacau natural e com suas propriedades conservadas;
• O nibs de cacau cru contém mais magnésio do que qualquer outro alimento;
• Rico em ferro, cromo, manganês, zinco, cobre, vitamica C e fibras solúveis;
• Cacau cru contém o essencial ácido graxo ômega 6. Todo nibs cozido e processado contém Omega 6 rançoso (gordura trans) que pode até causar reação inflamatória quando ingerido;
• Rico em Theobromina, substancia bactericida eficiente que elimina o Streptococcus mutans (o principal organismo que provoca cáries dentárias);
• Rico Feniletilamina (FEA), outra vantagem do cru. Já que são destruídas ou se desnaturam pelo processo de assar as amêndoas. As feniletilaminas são uma classe importante de compostos químicos produzidos em nosso corpo quando nos apaixonamos. Essa é aparentemente uma das razões por que amor e chocolate têm uma conexão tão profunda;
• Rico em Serotonina, principal neurotransmissor no corpo humano. Esta substancia ajuda no combate ao stress;
• Rico em Triptofano, aminoácido essencial e poderoso intensificador do bom humor. E esta substancia também é termicamente volátil e passível de dano ao ser submetida ao calor.

3.1 Se deseja saber mais sobre cada benefício:

Benefícios do Cacau Cru e Como Consumir

4. Nibs de Cacau, Quanto Consumir por dia?

Para obter os benefícios citados acima, apenas uma colher de sopa de nibs de cacau cru por dia.

5. Como Consumir?

Se tem nibs de cacau cru em casa, não faz sentido aplicar em alguma receita que tem aquecimento. Nossa ideia aqui é manter os benefícios.

6. Receitas Simples e Práticas com Nibs de cacau

Como devemos consumir o nibs de cacau cru a frio. E uma colher de sopa por dia é suficientes. Basta vc bater com suas bebidas preferidas, vai dar um efeito crocante tipo o milk shake ovomaltine do bobs. Na tigela de açaí, aquele cremoso com xarope de guaraná, fica excelente. Dá um efeito crocante e esta mistura não deixa o nibs amargar, vai ficar impressionado(a)!

6.1. Receita mais elaborada com nibs de cacau:

Receita Bowl Frugal Refrescante com Nibs de Cacau Cru

7. Como fazer nibs de cacau?

Já escrevemos sobre isso em outra página que fez muito sucesso. Pode acessar aqui:

Como Fazer Nibs de Cacau?

8. Nibs de Cacau Tabela Nutricional

Nas pesquisas que fizemos, não achamos a tabela especifica para o nibs de cacau cru. Sendo assim, esta servirá para as duas.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL NIBS DE CACAU
PORÇÃO DE 20g (1 colher de sopa, em média)
QUANTIDADE POR PORÇÃO% V.D. (*)
VALOR ENERGÉTICO124 kCal = 522 kJ6
CARBOIDRATOS5,7 g2
PROTEÍNAS2,9 g4
GORDURAS TOTAIS10 g18
GORDURAS SATURADAS5,7 g26
GORDURAS TRANS0 g
FIBRA ALIMENTAR5,0 g20
SÓDIO7,9 mg0

9. Preço de Nibs de Cacau

O preço do nibs de cacau é muito volátil e necessitaria uma atualização mensal. O que não é viável aqui! Por isso que estamos deixando o link da melhor loja online de produtos naturais. Eles vendem as melhores marcas de nibs de cacau, inclusive o cru. Excelente loja para pesquisa de preço de nibs.

10. Como Moer ou Derreter Nibs de Cacau

Se chegou neste texto por aqui é porque está querendo fazer o chocolate. E fizemos um texto incrível e que faz muito sucesso na internet: Como moer nibs de cacau até uma textura profissional de chocolate logo abaixo. Vai ter dicas exclusivas de como fazer chocolate: Da melhor forma manual até a mais profissional.

Como derreter o nibs de cacau?

Fonte: David Wolfe, Livro Superalimentos, Alimentação e os Remédios do Futuro.

Super Nutrição

http://www.supernitrição.com.br

O melhor site focado em alimentação natural, orgânica e vegana. Temos diversas receitas, resenhas, dicas e análises de produtos naturais. Venha conferir!

Leia também...

Leave a Reply